

UNIÃO NOGUEIRENSE FUTEBOL CLUBE




Um pouco de História

Carvalho secular que deu nome ao campo

Disponível para venda

Inaugurada em 1966



Velho Campo 1-6-2001


Campo da Carvalheira Setembro 1951

Época 1965-1966






Presidente da C.M. Maia Eng. Bragança Fernandes

Disponível para venda
Não podemos precisar a data exata em que surgiu o primeiro clube de futebol na freguesia. Sabemos apenas que, antes de 1933, existiam na freguesia três clubes de futebol, cada um deles associado a um lugar distinto da freguesia. Havia o Carvalhense, associado ao Lugar de Carvalho, o Penense, associado ao Lugar da Pena e o Sport, associado ao Lugar do Rio. Cada um destes clubes era formado exclusivamente por jovens da freguesia e treinavam em campos emprestados por proprietários abastados. Eram clubes bairristas e muito amadores que, aos fins-de-semana, organizavam jogos entre si.
Em 25 de Dezembro de 1933, o Carvalhense e o Penense fundiram-se, dando origem ao União Nogueirense Foot-Ball Club.
Em Setembro de 1951 é inaugurado o Campo da Carvalheira, onde o clube jogou até ao ano de 2005, altura em que foi inaugurado o Complexo Desportivo Municipal de Nogueira. Em 1966, é inaugurada a Sede do Clube no Lugar do Rio, que ainda hoje é a Sede oficial do Clube.
Não nos alongaremos muito no historial do Clube, uma vez quem em 2008, aquando das comemorações dos setenta e cinco anos de atividade do clube, foi editado um livro com todo o seu historial. Aproveitaremos esta oportunidade, apenas para relembrar o seu palmarés e para corrigir algumas imprecisões que existem no livro.
Em 1939, o União Nogueirense Futrebol Clube é registado nas entidades competentes, passando a existir como clube legal. Entre 1939 e 1943, o clube disputou os Campeonatos Promocionários da AFP. Desde essa altura até 1960, o clube disputou apenas campeonatos populares e participou em torneios diversos. Entre 1960 e 1965, o clube disputou os campeonatos Regionais da FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho).
Em 1965, o clube volta a inscrever-se na Associação de Futebol do Porto, passando, desde essa data até à atualidade, a competir nos seus campeonatos.
Com a equipa sénior, o Nogueirense começou por disputar o Campeonato Distrital da III Divisão, tendo aí permanecido durante vários anos. Na época 1972/1973, ascende à II Divisão Distrital, voltando em 1979 a descer à III Divisão Distrital. Na época 1983/1984 volta a subir à II Divisão Distrital e, em 1986/1987, sobe à I Divisão Distrital. Em 1992/1993 sobe à Divisão de Honra do Distrital da I Divisão. Em 1998 volta a descer à I Distrital e, no ano seguinte, volta a subir à Divisão de Honra.
Em 2002/2003, sagra-se Campeão Distrital da I Divisão de Honra e ascende, pela primeira vez, à III Divisão Nacional, feito inédito no clube. Na Taça de Portugal desse ano, o Nogueirense aguenta até à 4ª eliminatória, o que é, a todos os níveis, notável! Infelizmente, no ano seguinte, o clube volta a descer à I Divisão de Honra do Distrital, subindo novamente à III Divisão Nacional, em 2006/2007.
Em 2007/2008 desceu à Divisão de Honra do Distrital da I Divisão, onde se tem mantido até à atualidade.
Na Associação de Futebol do Porto, no palmarés do clube, contam-se os seguintes títulos:
- 1º Lugar no Campeonato Popular da Maia, em 1957.
- Vencedor da Prova de Preparação da II Divisão Distrital, em 1966/1967.
- Campeão da II Divisão Distrital, em 1986/1987.
- Campeão Distrital da I Divisão de Honra, em 2002/2003.
Atualmente o clube dinamiza uma escola de formação que se caracteriza por uma intensa atividade, com equipas competindo em todos os escalões etários.
ESTÁDIO
A ideia de construir um novo recinto desportivo para o União Nogueirense Futebol Clube já existia na década de noventa. Em entrevista ao Jornal da Maia, a 6 de Março de 1987, o então presidente do clube, António Rebelo, referia que já existia terreno disponível e que as obras se iniciariam ainda nesse mesmo ano e que 1999 seria o ano previsto para a sua conclusão. O custo estimado da obra era, ainda segundo António Rebelo, de 325 mil contos.
As previsões de António Rebelo não se verificaram e a aprovação do projecto de construção do Complexo Municipal de Nogueira foi efectuada pela Câmara Municipal da Maia em 2001, ainda sob a presidência do Dr. José Vieira de Carvalho, que viria a falecer no ano seguinte.
Em 2002, a adjudicação das obras de construção do novo Complexo foram entregues à MSS Construtora, SA, com um custo de 1 995 161 €. As obras ficaram concluídas em 2005.
A 6 de Agosto de 2005, realizou-se a inauguração oficial do Complexo Municipal de Nogueira. Foi um dia de festa, bem preenchido de actividades e com muita alegria. Assim, logo pelas 10.00 horas da manhã, entraram em cena a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia e os Zés-Pereiras. Pelas 15.00 horas, iniciaram-se as actividades desportivas, com jogos de futebol das camadas mais jovens. Pelas 17.30 horas, houve lançamento de pára-quedistas, folclore e acrobacia com balões.
Às 18 horas ocorreu a cerimónia oficial de inauguração do novo recinto desportivo. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng. Bragança Fernandes, bem como de outras individualidades do seu executivo. A cerimónia contou ainda com a presença do Padre Aurélio, pároco da freguesia, que benzeu e abençoou o recinto.
Para a noite, ficou guardado o melhor da festa, ou seja, o encontro entre a equipa sénior do Nogueirense e a equipa B do Futebol Clube do Porto, que conseguiu sair vencedora por uma bola a zero.
Foi, sem dúvida, um dia memorável, recheado de coisas boas e de muita, mas mesmo muita, alegria para todos os Nogueirenses.
O Complexo Municipal de Nogueira é um espaço moderno e bem apetrechado, com relvado sintético e onde não faltam as mais modernas infra-estruturas necessárias à prática de futebol.
Apesar de tudo, o espaço começa a ser exíguo dada a grande quantidade de jovens que frequentam a Academia de Futebol do Clube. Mais dois balneários e mais um campo de jogos, mesmo mais pequeno, seriam bem-vindos.